EUA suspendem voos de 4 companhias aéreas chinesas

Em uma decisão que pode escalar a tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo, o governo de Donald Trump decidiu nesta quarta-feira (3) impedir voos de empresas chinesas para os Estados Unidos. 
Sputnik

O Departamento de Transporte afirmou que suspenderá os voos de passageiros de quatro companhias aéreas chinesas a partir de 16 de junho. Serão barrados voos que têm como origem ou destino os Estados Unidos. 

A medida, segundo a agência de notícias Associated Press, é uma resposta à decisão da China de não permitir as empresas United Airlines e Delta Air Lines retomarem voos esta semana para a China. As viagens foram suspensas no início deste ano em resposta à pandemia de coronavírus.

O Departamento de Transporte disse que a China está violando um acordo entre os dois países que regulamenta voos de companhias aéreas e que continuará em contato com Pequim para que as empresas dos países "possam exercer plenamente seus direitos bilaterais". 

"Enquanto isso, permitiremos que as transportadoras chinesas operem o mesmo número de voos regulares de passageiros que o governo chinês permite aos nossos", afirmou o Departamento de Transporte.

A medida poderá entrar em vigor antes de 16 de junho, de acordo com Departamento de Transporte.

Comentar