"Trinta caminhões dos ocupantes americanos com máquinas e equipamentos entraram na província de Al-Hasakah através da passagem ilegal da fronteira de Al-Walid e foram para a base ilegal de Qasraq, na [região síria de] Tell Beydar", disse o canal de TV da Síria em comunicado.
A tropas norte-americanas estão nas províncias de Al-Hasakah e Deir ez-Zor sem base jurídica, concentrando suas forças em torno de grandes campos de petróleo e gás, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump admitiu planos de manter forças militares na área para alegadamente "proteger" os poços de petróleo contra o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países).
Em maio, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, declarou que "os norte-americanos não permanecerão no Iraque e na Síria e serão expulsos", onde estão presentes de forma ilegal.
As autoridades sírias declararam repetidamente que a presença do contingente americano no território sírio viola a soberania do país e todas as regras internacionais.