Exército da China conduz exercícios navais em aviso a 'secessionistas' de Taiwan, diz mídia

Exército de Libertação Popular da China (PLA) tem vindo a realizar frequentes e intensivos exercícios de desembarque anfíbio e manobras navais e, segundo analistas, isto são sinais de aviso aos "secessionistas" de Taiwan.
Sputnik

Alguns dos exercícios recentes incluíram participação de tanques anfíbios desembarcando em praias e navios civis transportando tanques e veículos blindados por mar. As manobras em curso podem contar com a participação do segundo porta-aviões da China bem como outros avançados navios de guerra.

O 73º Grupo de Exército realizou recentemente exercícios com fogo real na costa sudeste do país em que 68 tanques anfíbios conduziram uma missão de assalto de praias em um ataque coordenado em condições marítimas adversas, relatou nesta quarta-feira (3) a Televisão Central da China (CCTV, na sigla em inglês).

Em outra missão de treinamento o 74º Grupo de Exército utilizou um navio de carga civil de grande porte para transportar por mar mais de 50 tanques, veículos blindados e veículos de combate de infantaria.

Ambos os grupos de exército estão implementados no leste e no sul da China, sendo considerados as principais forças que seriam utilizadas em uma potencial missão de desembarque na ilha de Taiwan, sugere jornal chinês Global Times.

As ações realizadas nestes dois exercícios são rotineiras e testam capacidades básicas do PLA, disse ao jornal um especialista militar que pediu para não ser identificado.

O Exército da China está sempre pronto para se reunificar com Taiwan e salvaguardar a soberania nacional e integridade territorial e os secessionistas de Taiwan não devem subestimar isso, disse especialista.

Além dos referidos exercícios anfíbios, o PLA está conduzindo manobras navais no mar de Bohai, segundo a Administração da Segurança Marítima. A missão militar está em andamento desde esta terça-feira (2) e deve perdurar até 16 de junho, com realização de exercícios de fogo real desde esta sexta-feira (5) até a próxima quarta-feira (10) no mar de Bohai.

Comentar