Coreia do Sul desenvolve caças para substituir aeronaves dos EUA

O caça KF-X, que está sendo desenvolvido na Coreia do Sul, realizou um importante passo ao receber seu primeiro motor.
Sputnik

Nesta sexta-feira (5), a fornecedora indonésia GE Aviation anunciou ter entregue o motor F 414-GE-400K, em maio, para as Indústrias Aeroespaciais da Coreia (KAI, na sigla em inglês).

A empresa sul-coreana está desenvolvendo o caça KF-X para a Força Aérea do país, que busca substituir a frota de aeronaves McDonnell Douglas F-4 Phantom II e Northrop F-5E/F Tiger II pelo novo caça, revela a publicação Defense News.

"A GE está entusiasmada em alcançar este importante marco no programa KF-X ", afirmou Ao DiLigero, diretor-geral do departamento de Motores de Combate e Treino. "Nosso sucesso até o momento neste programa reflete a forte relação entre a ROKAF [Força Aérea da República da Coreia, na sigla em inglês], nossos parceiros industriais sul-coreanos e a GE Aviation, além da longa história de sucesso de nossos motores que equipam as aeronaves da ROKAF".

A KAI selecionou a GE Aviation em maio de 2016 para fornecer os motores para os caças KF-X, para além de peças de reposição para as 120 aeronaves sul-coreanas desse modelo.

Em 2010, a Indonésia decidiu se juntar ao programa de desenvolvimento, acordando em pagar 20% dos custos em troca de um protótipo da aeronave, participação da concepção, assim como o compartilhamento de dados técnicos e da produção.

Contudo, desde então, o país tem falhado uma série de pagamentos em meio a uma crise orçamentária.

Comentar