O governo dos EUA foi encarregado de um programa interagências de desenvolvimento de uma nova frota de quebra-gelos para projetar os interesses nacionais norte-americanos nas regiões ártica e antártica o mais rápido possível, anunciou o presidente Donald Trump em um memorando.
"Os Estados Unidos vão desenvolver e executar um programa de aquisição de uma frota de quebra-gelos de segurança polar que apoie nossos interesses nacionais nas regiões ártica e antártica", diz o memorando aos secretários de Estado, Defesa, Segurança Nacional, Comércio, Energia, bem como ao Escritório de Gestão e Orçamento e ao assessor de Segurança Nacional.
A frota incluirá "casos de uso no Ártico que abrangem toda a gama de missões de segurança nacional e econômica (incluindo a facilitação da exploração e extração de recursos e instalação e manutenção de cabos submarinos) que podem ser executados por uma classe de navios médios com classe de segurança polar [PSC, na sigla em inglês], bem como a análise de como esses casos de uso diferem em relação ao uso antecipado de PSC pesados para essas mesmas atividades".
A nova frota deve ser equipada com "ativos e recursos capazes de garantir uma presença persistente dos Estados Unidos nas regiões ártica e antártica apoiando os interesses nacionais e o fomento da Estratégia de Segurança Nacional e da Estratégia de Defesa Nacional", diz o memorando.
Os recursos incluirão aviação não tripulada; sistemas de superfície e submarinos; sistemas espaciais; sensores e outros sistemas para obter e manter a percepção do domínio marítimo; sistemas de comando e controle; sistemas seguros de comunicação e transferência de dados; e sistemas de coleta de inteligência, diz o documento.
Os ativos terão potencialmente um armamento defensivo adequado para se defender contra ameaças de concorrentes equiparáveis e potencial para propulsão nuclear, acrescenta.
NOVO: Em memorando da Casa Branca, o presidente Trump encarrega o governo federal para desenvolver uma frota de "quebra-gelos de segurança polar" para aumentar a presença dos EUA nas regiões ártica e antártica.
Os países membros da OTAN dobraram sua atividade militar na região polar do norte nos últimos cinco anos, disse em 22 de maio o embaixador especial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia para a Cooperação Ártica, Nikolai Korchunov.
No dia 1º de maio, a Sexta Frota dos EUA realizou um exercício naval de guerra antissubmarino conjunto com o Reino Unido no mar da Noruega. Quatro navios, um submarino norte-americano e uma aeronave de reconhecimento Boeing P8-A participaram dos exercícios.