NASA avisa sobre chegada de mais asteroides nesta semana depois que último passou 'despercebido'

A Terra vai continuar vendo a chegada de mais corpos celestes potencialmente perigosos, inclusive cinco nesta semana, e outros mais perigosos em um futuro mais distante, relata a agência espacial.
Sputnik

A Terra vai passar por cinco aproximações de asteroides medindo entre 14 e 55 metros de diâmetro, com quatro desses cinco asteroides sendo detectados apenas em maio, escreve a agência espacial NASA.

Felizmente, nenhum desses corpos celestes se aproximará em mais que 1,4 bilhão de quilômetros, podendo até estarem a 6,6 bilhões de quilômetros de distância.

Em 7 de junho, foi descoberto um asteroide que tinha "passado raspando" a Terra dois dias antes. O 2020 LD passou apenas a cerca de 300.000 quilômetros da Terra, e media 400 metros em diâmetro. Não seria mortífero para o nosso planeta, mas era maior que o asteroide de Chelyabinsk, que caiu na Sibéria em 2013.

Em 13 de abril de 2029, o asteroide 99942 Apophis, de 340 metros de diâmetro, deverá passar ao lado dos satélites criados pelos humanos orbitando a Terra.

Além disso, o asteroide Bennu, de 490 metros de diâmetro, se aproximará da Terra entre 2175 e 2199, tendo uma ligeira chance de atingir o planeta.

O Sistema de Último Alerta Terrestre de Impacto de Asteroides (ATLAS, na sigla em inglês, sistema de rastreamento astronômico robótico para detectar corpos menores próximos à Terra) descobriu até agora 46 "asteroides potencialmente perigosos", cada um de pelo menos 140 metros de diâmetro.

Comentar