Concurso Stenin para jovens fotógrafos apresenta laureados de 2020

O júri internacional do concurso de fotojornalismo Andrei Stenin, integrado por eminentes especialistas da fotografia mundial, escolheu as melhores obras de mais de cinco mil apresentadas. Jovens fotojornalistas de 75 países participaram do concurso em 2020.
Sputnik

A lista curta do concurso contou com representantes de 19 países: África do Sul, Alemanha, Bangladesh, Bielorrússia, China, Espanha, EUA, França, Hungria, Índia, Irã, Itália, Rússia, Turquia; Argentina, Áustria, Brasil, Haiti e Reino Unido integraram a lista curta pela primeira vez.

Todos os trabalhos desta nova edição são marcados por uma beleza visual extrema, quase artística. Através dela, os jovens fotojornalistas tentam manifestar e pensar nos maiores problemas do mundo contemporâneo: dos confrontos sociopolíticos às questões de ecologia. Eles acreditam que a beleza tem uma enorme força humanitária e que ela pode realmente salvar o mundo.

Concurso Stenin para jovens fotógrafos apresenta laureados de 2020

Em se tratando dos laureados de 2020, a curadora do concurso Andrei Stenin, chefe do serviço de projetos visuais da Sputnik, Oksana Oleinik, disse: "A filosofia da noosfera e os problemas do Oceano Mundial, a ressureição de profissões exóticas na Índia contemporânea e os problemas do equilíbrio ecológico no Congo, os surtos de ebola no continente africano e as tradições religiosas dos povos menores — esta lista não abrange todos os temas que preocupam os laureados do concurso Stenin. O fotojornalismo jovem não conhece tema 'fechado' ou 'pouco relevante'. Os nossos participantes acreditam que no mundo contemporâneo desastres e prosperidades não existem separadamente, mas são interligados. E a maneira da qual eles revelam estas interligações, a mestria e a exatidão, não deixa de surpreender e nos maravilhar."

Concurso Stenin para jovens fotógrafos apresenta laureados de 2020

A apreensão ligada à distribuição dos prêmios por categorias, inclusive o nome do detentor do Grande Prêmio, permanecerá em segredo até setembro. No dia 1º de setembro, o concurso Andrei Stenin anunciará os vencedores no site stenincontest.ru | stenincontest.com

O concurso prevê lançamento da tradicional exposição mundial ambulante até o final do ano.

Sobre o concurso

O concurso internacional de fotojornalismo Andrei Stenin, organizado pela agência internacional de notícias Rossiya Segodnya com o patrocínio da Comissão para os Assuntos da UNESCO da Federação da Rússia, tem por objetivo apoiar jovens fotógrafos e atrair a atenção da sociedade para as tarefas do fotojornalismo contemporâneo. É uma plataforma para jovens fotógrafos: talentosos, sensíveis e abertos para o novo, plataforma que serve para atrair a nossa atenção para as pessoas e eventos em torno de nós.

Concurso Stenin para jovens fotógrafos apresenta laureados de 2020

Em 2020, os Parceiros Midiáticos Gerais do concurso são: o portal de notícias Vesti.ru e o canal estatal de televisão Rossiya-Kultura. Os parceiros midiáticos internacionais são: a agência de notícias e rádio Sputnik, a agência de notícias Askanews, a holding midiática Independent Media, a agência de notícias Notimex, a agência de notícias ANA, o canal de televisão e portal RT, o Shanghai United Media Group (SUMG), o portal do jornal China Daily, o portal The Paper, a rede midiática Al Mayadeen, a agência de notícias Prensa Latina, a agência de notícias News1, o portal DBW e o portal de notícias Brasil247. Os parceiros profissionais são: o jornal National Geographic Russia, o portal Russian Photo, o portal Photo-study.ru, a Academia de Fotografia, o portal de notícias YOung JOurnalists, a revista Fotoargenta, o Clube de Fotojornalismo de Nova Deli, a revista Enfoque Visual e a revista LF Magazine; a plataforma internacional parceira é o festival PhotON.

Comentar