A lista curta do concurso contou com representantes de 19 países: África do Sul, Alemanha, Bangladesh, Bielorrússia, China, Espanha, EUA, França, Hungria, Índia, Irã, Itália, Rússia, Turquia; Argentina, Áustria, Brasil, Haiti e Reino Unido integraram a lista curta pela primeira vez.
Todos os trabalhos desta nova edição são marcados por uma beleza visual extrema, quase artística. Através dela, os jovens fotojornalistas tentam manifestar e pensar nos maiores problemas do mundo contemporâneo: dos confrontos sociopolíticos às questões de ecologia. Eles acreditam que a beleza tem uma enorme força humanitária e que ela pode realmente salvar o mundo.
Em se tratando dos laureados de 2020, a curadora do concurso Andrei Stenin, chefe do serviço de projetos visuais da Sputnik, Oksana Oleinik, disse: "A filosofia da noosfera e os problemas do Oceano Mundial, a ressureição de profissões exóticas na Índia contemporânea e os problemas do equilíbrio ecológico no Congo, os surtos de ebola no continente africano e as tradições religiosas dos povos menores — esta lista não abrange todos os temas que preocupam os laureados do concurso Stenin. O fotojornalismo jovem não conhece tema 'fechado' ou 'pouco relevante'. Os nossos participantes acreditam que no mundo contemporâneo desastres e prosperidades não existem separadamente, mas são interligados. E a maneira da qual eles revelam estas interligações, a mestria e a exatidão, não deixa de surpreender e nos maravilhar."
A apreensão ligada à distribuição dos prêmios por categorias, inclusive o nome do detentor do Grande Prêmio, permanecerá em segredo até setembro. No dia 1º de setembro, o concurso Andrei Stenin anunciará os vencedores no site stenincontest.ru | stenincontest.com.
O concurso prevê lançamento da tradicional exposição mundial ambulante até o final do ano.
Sobre o concurso
O concurso internacional de fotojornalismo Andrei Stenin, organizado pela agência internacional de notícias Rossiya Segodnya com o patrocínio da Comissão para os Assuntos da UNESCO da Federação da Rússia, tem por objetivo apoiar jovens fotógrafos e atrair a atenção da sociedade para as tarefas do fotojornalismo contemporâneo. É uma plataforma para jovens fotógrafos: talentosos, sensíveis e abertos para o novo, plataforma que serve para atrair a nossa atenção para as pessoas e eventos em torno de nós.
Em 2020, os Parceiros Midiáticos Gerais do concurso são: o portal de notícias Vesti.ru e o canal estatal de televisão Rossiya-Kultura. Os parceiros midiáticos internacionais são: a agência de notícias e rádio Sputnik, a agência de notícias Askanews, a holding midiática Independent Media, a agência de notícias Notimex, a agência de notícias ANA, o canal de televisão e portal RT, o Shanghai United Media Group (SUMG), o portal do jornal China Daily, o portal The Paper, a rede midiática Al Mayadeen, a agência de notícias Prensa Latina, a agência de notícias News1, o portal DBW e o portal de notícias Brasil247. Os parceiros profissionais são: o jornal National Geographic Russia, o portal Russian Photo, o portal Photo-study.ru, a Academia de Fotografia, o portal de notícias YOung JOurnalists, a revista Fotoargenta, o Clube de Fotojornalismo de Nova Deli, a revista Enfoque Visual e a revista LF Magazine; a plataforma internacional parceira é o festival PhotON.