Trata-se do último de uma série de voos realizados para monitorar a Coreia do Norte, em meio a ameaças de Pyongyang de tomar medidas militares contra Seul.
A aeronave RC-135W Rivet Joint da Força Aérea dos EUA foi detectada voando nos céus sobre a área metropolitana da capital da Coreia do Sul, conforme tuitou o portal Aircraft Spots sem especificar a hora exata da missão, avança agência Yonhap.
Além das aeronaves de vigilância, aviões EP-3E da Marinha dos EUA e RC-12X das forças norte-americanas na Coreia do Sul (USFK, na sigla em inglês) também foram vistos sobrevoando a península, segundo informaram anteriormente fontes militares.
Avião RC-135W da Força Aérea dos EUA operando sobre a Coreia do Sul.
Os voos foram realizados devido ao aumento das tensões por parte da Coreia do Norte, que ameaçou enviar tropas para a região fronteiriça e abolir o acordo intercoreano de redução das tensões, como retaliação após o lançamento por Seul de 500.000 balões com panfletos anti-Pyongyang através da fronteira entre os dois países.
Anteriormente, os militares da Coreia do Sul afirmaram que no caso de Pyongyang passar a ações militares reais, pagará caro por isso.