Pesquisa: 11% dos norte-americanos dizem que EUA combateram contra a Rússia na 2ª Guerra Mundial

Segundo uma pesquisa da empresa IFop, realizada para a Sputnik em maio, um em cada dez cidadãos dos EUA acredita que os Estados Unidos combateram contra a Rússia na Segunda Guerra Mundial.
Sputnik

Os norte-americanos responderam a várias questões sobre a Segunda Guerra Mundial. A Sputnik publica os resultados da pesquisa em 22 de junho, Dia da Memória e Luto nos países pós-soviéticos, já que foi exatamente nessa data que os nazistas invadiram a União Soviética em 1941.

Segundo a pesquisa, 42% dos respondentes não sabem que feriado se comemora na Europa em 8 de maio, enquanto 27% deram uma resposta errada, chamando o feriado de Dia da Memória (7%), Dia da Independência (2%) ou dia do fim da Segunda Guerra Mundial (10%). Menos de um terço dos entrevistados (31%) sabem que 8 de maio é o Dia da Vitória na Europa (V-E Day) que marca a derrota da Alemanha nazista e o fim da Segunda Guerra Mundial no continente.

Pesquisa: 11% dos norte-americanos dizem que EUA combateram contra a Rússia na 2ª Guerra Mundial

Outra pergunta foi sobre o país ou países contra os quais os EUA combateram na Segunda Guerra Mundial. Assim, 77% dos entrevistados apontaram a Alemanha como o adversário dos norte-americanos, 67% indicaram o Japão. Entretanto, 11% disseram ter sido a Rússia, 5% mencionaram a China e 8% dos respondentes afirmaram que não sabiam.

Nesta pesquisa, os norte-americanos também foram perguntados sobre o termo "Holocausto". Como mostra a enquete, 14% dos entrevistados nunca leram, viram ou ouviram falar deste termo, 12% disseram que não sabiam o significado; 10% explicaram o termo como genocídio sem referência a nazistas ou judeus; 6% referiram ter sido um genocídio praticado pelos nazis mas sem mencionar os judeus; 6% explicaram a palavra em termos genéricos como "guerra", "catástrofe" ou "ritual religioso", enquanto 3% deram respostas erradas.

O que é a Sputnik-Opinião?

É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião (Sputnik.Polls) são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre temas sociais e políticos da atualidade.

Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik possui sites (34 ao todo), emissões de rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais.

Conheça outras enquetes da Sputnik-Opinião

Comentar