Com isso, o país deixa de depender do estreito de Ormuz para realizar a exportação do ouro negro.
O estreito de Ormuz é um ponto estratégico por onde uma importante quantidade de petróleo é exportada a cada dia a diferentes mercados.
No entanto, este local foi convertido em um ponto controverso e de instabilidade para o Irã depois que os EUA começaram a elevar sua presença militar no golfo Pérsico para evitar o transporte do petróleo iraniano pela região.
Por este motivo, o Irã decidiu construir um oleoduto na costa do mar de Omã para proteger suas exportações e evitar possíveis problemas na região devido às constantes sanções norte-americanas.
"Estamos construindo um oleoduto de 1.000 quilômetros desde Goreh até Jask, e nossas exportações de petróleo já não estão conectadas ao cordão umbilical do estreito de Ormuz. É a primeira vez na história iraniana que um projeto como esse é realizado", afirmou Rouhani em uma reunião de governadores do Irã em Teerã.
Segundo a PressTv, o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, também considera que este projeto é "a obra mais estratégica" de sua administração.
O novo terminal está localizado próximo do porto de Chabahar, e a nova rota está a ponto a se converter em um elemento-chave no Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul (INSTC, na sigla em inglês), uma rede de vias marítimas, ferroviárias e rodoviárias para transportar cargas entre a Índia, Irã, Afeganistão, Armênia, Azerbaijão, Rússia, Ásia Central e Europa.
Além disso, esta nova rota de comércio e transporte no Irã representa uma alternativa mais barata e mais curta em comparação com a tradicional através do canal de Suez.