Tudo começou quando Steve Challice, de Southampton, Reino Unido, acabou por tirar uma foto na margem oeste do lago Ness após ver uma ondulação na superfície da água.
"Eu vi uma perturbação na água à minha frente e tirei uma foto, depois tirei uma segunda fofo, e de repente esse peixe saiu fora d'água e eu tirei uma foto dele", publicou o The Sun citando o autor da foto.
Ao ver mais de perto, a imagem mostra um ser marinho, cuja identidade não foi determinada.
Mergulhe, Nessie, mergulhe. Creia em mim, você não vai gostar de nenhuma parte de 2020.
Contudo, apesar da lenda da existência do monstro do lago Ness, chamado pelos locais por Nessie, Challice não associa o animal de sua foto com a criatura.
"Pessoalmente falando, eu acho que isso é um peixe-gato ou alguma coisa assim, mas bem grande. Uma pessoa me sugeriu que fosse um esturjão. É bem grande e pelo pouco que você vê [ele] deve ter mais de dois metros e quem sabe o quanto está debaixo da superfície", afirmou.
Challice ressaltou que a água no lago Ness é muito escura, o que dificulta ver o que há debaixo dela. Ainda segundo o homem, o animal desapareceu logo após ele tirar sua foto.
Peixe-gato, criatura desconhecida ou armação?
Por sua vez, internautas levantaram dúvidas não só da natureza do animal, mas também da veracidade da própria foto.
Não acredito que teremos que falar isso, mas a foto do monstro do lago Ness é falsa. Compare estes padrões [de pigmento] únicos aqui
Observando atentamente os pigmentos na pele do animal da foto de Challice, internautas descobriram um padrão muito semelhante em uma foto de peixe-gato que circulava na Internet.
Enquanto isso, um estudo feito anteriormente não havia encontrado vestígios do DNA de peixes-gato no lago Ness.