Ontem, tanto Moscou quanto o resto da Rússia comemoraram os 75 anos da Vitória sobre a Alemanha de Hitler. A parada, tradicionalmente realizada todos os dias 9 de maio, foi adiada para 24 de junho neste ano como homenagem à Parada dos Vitoriosos de 24 de junho de 1945.
Além disso, a pandemia do coronavírus influenciou na decisão de mudar a data.
Vladivostok
Na importante cidade portuária do Extremo Oriente russo de Vladivostok, militares da Marinha russa carregaram a bandeira de seu país durante o desfile que contou com 1,5 mil militares, 54 veículos de combate e 21 aviões e helicópteros.
Kaliningrado
Já em Kaliningrado, a cidade mais a oeste da Rússia, militares da Frota do Báltico marcharam pelas ruas, dando logo em seguida espaço para os sistemas de defesa antiaérea S-400, Pantsir-S1 e sistemas de mísseis Iskander.
O desfile foi realizado com o menor número possível de visitantes e não contou com a presença dos veteranos devido à pandemia do coronavírus.
Ekaterinburgo
Já na cidade de Ekaterinburgo, foi a vez de 141 veículos militares históricos e modernos, enquanto 23 aviões e helicópteros sobrevoaram o evento.
A parada contou pela primeira vez com o pelotão feminino de guarda de honra, além de apresentação da orquestra da Guarnição de Ekaterinburgo.
São Petersburgo
Na antiga capital russa de São Petersburgo, a praça Dvortsovaya teve sua beleza aprimorada com a marcha de 4.556 militares e a presença de 109 veículos do Distrito Militar Ocidental da Rússia.
Entre os equipamentos militares se destacaram os tanques T-72B3 e as peças de artilharia autopropulsada Msta-S.
Sevastopol
Já na estratégica cidade de Sevastopol, na Crimeia, a Parada dos 75 anos da Vitória contou com grande acervo de lançadores múltiplos de foguetes Katyusha, amplamente utilizados contra o Exército alemão na Grande Guerra pela Pátria (período da Segunda Guerra Mundial compreendido entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945 abrangendo as hostilidades entre a Alemanha nazista e a União Soviética).
A cidade, que também protagonizou uma dura batalha entre o Exército Vermelho e os invasores alemães, teve seu céu preenchido por caças Su-30SM e Su-27P, além de aeronaves Su-25SM, Su-24M, Tu-134, An-26, Be-12 e helicópteros Ka-52 e Mi-8.