Indústria chinesa tem aumento no lucro pela 1ª vez desde o início da pandemia

O lucro total das indústrias chinesas em maio deste ano subiu 6%, e chegou a 582,3 bilhões de yuans (US$ 82 bilhões ou cerca de R$ 449 milhões).
Sputnik

O aumento no lucro marca o primeiro crescimento desde o início da pandemia do novo coronavírus, publicou neste domingo (28) o jornal South China Morning Post, citando dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS).

De acordo com a publicação, o aumento nos lucros industriais poderia ser uma consequência de uma queda significativa no preço de compra de produtos industrializados, assim como da reabertura pós-coronavírus de vários setores, incluindo processamento de petróleo, energia elétrica, produtos químicos, industriais e aço.

"Embora os lucros das empresas industriais em maio tenham sido positivos, com um crescimento pela primeira vez neste ano, a demanda do mercado sob a influência da pandemia ainda é fraca, e é necessário observar mais para ver se a recuperação dos lucros pode continuar", disse Zhu Hong, estatístico sênior da NBS, conforme citado pela agência.

No geral, nos primeiros cinco meses de 2020, os lucros industriais diminuíram 19,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a publicação. Em termos de propriedade, os lucros das empresas industriais estatais diminuíram 39,3% em relação ao ano anterior, de janeiro a maio, enquanto no setor privado a queda foi de 11% no mesmo período.

Indústria chinesa tem aumento no lucro pela 1ª vez desde o início da pandemia

Isso aponta uma melhora em relação à queda geral de 27,4%, em relação ao ano anterior, nos primeiros quatro meses deste ano e também da queda recorde de 38,3% em relação ao ano anterior nos dois primeiros meses de 2020, quando a pandemia explodiu na China.

Comentar