Fortaleza quadrada: raríssimo castelo medieval é 'por sorte' achado nos Países Baixos (FOTO)

Países Baixos não são conhecidos por ser uma nação potencialmente rica em vestígios arqueológicos. Contudo, existem inúmeros locais de interesse medieval, como poços sagrados anglo-saxões e igrejas.
Sputnik

Por essa razão, a recente descoberta de um antigo castelo holandês, que é o mais antigo do seu gênero, entusiasmou toda a comunidade, e não só a científica.

Segundo noticiou o jornal holandês NH NIEUWS, a fortaleza foi descoberta em terrenos próximo ao castelo Oud Haerlem em Heemskerk, Países Baixos, durante um levantamento geofísico realizado de maio a junho de 2020.

Mais antigo castelo quadrado holandês

A arqueóloga que o identificou, Nancy de Jong, afirmou ao jornal que "não podia acreditar na sua sorte" depois de fazer esta descoberta excepcionalmente rara.

O castelo de Oud Haerlem – em cujas imediações foi detectado a nova fortificação – foi construído em 1248 d.C. e destruído logo em 1351 d.C. em resultado da longa guerra travada por causa do título de Conde da Holanda que durou 140 anos.

​Um raro e antigo castelo holandês foi descoberto nos Países Baixos

Oud Haerlem foi descoberto na década de 1930 graças à arqueologia aérea, que estuda e interpreta imagens obtidas por avião, balão, satélite ou outros veículos voadores com o objetivo de descobrir ou delimitar potenciais sítios arqueológicos.

Em 2016, uma série de elevações irregulares foram observadas no prado que circundava o antigo castelo de Oud Haerlem. Quando arqueólogos as examinaram, não se deram conta de que estavam a poucos metros de um segundo castelo, enterrado, o mesmo que seria recentemente descoberto pela arqueóloga Nancy de Jong e sua equipe.

"Sabíamos que havia um muro, uma espécie de muralha da cidade, ao redor do local, mas não sabíamos ainda o que podia ser [concretamente] encontrado lá dentro", afirmou Jong, que não escondeu a sua satisfação.

"Não é todo dia que se encontra um castelo nos Países Baixos!", exclamou a arqueóloga.

O recém-descoberto castelo holandês data de 1250 d.C. e pesquisas preliminares determinaram que foi destruído cerca de um século depois.

Como o local não chegou a ser usado na agricultura, os restos do castelo estão bem preservados. Segundo Nancy de Jong, "este castelo nos lembra [aquela] ideia clássica de um castelo com torres".

Parte de uma fortaleza

Formando um quadrado de 45 metros por 45 metros e consistindo em vários quartos e edifícios, o novo castelo era uma fortaleza defensiva que protegia o castelo principal, o de Oud Haerlem, situado atrás dele. No novo castelo ficavam os estábulos e dormitórios para serviçais.

Até agora, arqueólogos nos Países Baixos sempre pensaram que a construção de castelos quadrados somente tinha se iniciado depois de 1280 d.C., mas este recém-descoberto data de 1250 d.C., fazendo assim dele o mais antigo tipo de castelo quadrado e torre dos Países Baixos.

Para ilustrar ainda mais a vida na antiga fortaleza, está sendo realizado atualmente um levantamento não intrusivo do solo.

A equipe de arqueólogos só conseguiu escanear cerca de metade deste sítio arqueológico de 90 mil metros quadrados, estando o início das escavações ainda incerto.

O castelo, considerado por Nancy de Jong "realmente espetacular e muito bonito", poderia um dia se tornar um destino turístico popular para os fãs da era medieval.

Comentar