O engenheiro-chefe da empresa fabricante anunciou anteriormente que o sistema seria capaz de interceptar alvos centenas de quilômetros acima da superfície da Terra. Portanto, o S-500 poderia destruir armas hipersônicas no espaço próximo à Terra, conforme afirma Sergei Surovikin, comandante da Força Aeroespacial russa.
De acordo com Surovikin, as características técnicas do S-500 tornam o lançador em um sistema de defesa espacial de primeira geração.
"As características incorporadas no sistema de defesa antiaérea S-500 o tornam capaz de destruir, além de alvos aerodinâmicos e balísticos, armas hipersônicas de todos os tipos, mesmo no espaço próximo", afirmou Surovikin.
O comandante russo afirma que atualmente este sistema de defesa não possui análogos no mundo.
O S-500 Prometei, também conhecido como 55R6M Triumfator-M, é um sistema incomum de interceptação a longa distância e em grande altitude, com um potencial aumentado de defesa de mísseis. As principais finalidades da arma incluem o combate a mísseis balísticos de médio alcance, assim como a mísseis balísticos intercontinentais se estiverem próximos.
O moderno sistema de defesa foi testado pelas tropas de defesa antiaérea da Rússia em 2019 e, em 2021, se espera que seja entregue às Forças Armadas pela primeira vez, segundo o Ministério de Defesa da Rússia.