Raios matam 147 pessoas durante 10 dias em estado na Índia

Segundo autoridades de Bihar, as 215 vítimas mortais de raios durante esta temporada chuvosa já ultrapassam os números de 2018, apesar de ela só ter começado.
Sputnik

Ao todo, 147 pessoas acabaram morrendo por serem atingidas por raios no estado indiano de Bihar durante os últimos dez dias, anunciou no domingo (5) Lakshmeshwar Rai, ministro da Gestão de Desastres de Bihar.

"Fui informado por especialistas em clima, cientistas e autoridades que o aumento da temperatura devido à mudança climática é a principal causa por trás dos crescentes raios", afirmou o ministro à agência AFP, citada pelo portal Science Alert, acrescentando que 25 pessoas morreram no sábado (4).

Segundo o biólogo Abdus Sattar, os raios e trovões foram causados por instabilidade em larga escala na atmosfera, alimentada por aumentos de temperatura e umidade excessiva.

As autoridades estaduais lançaram um aplicativo que ajuda a prever possíveis descargas atmosféricas, mas muitos agricultores pobres não possuem smartphones.

Segundo as autoridades, o número de fatalidades neste ano em Bihar, o estado mais pobre da Índia, já ultrapassa qualquer dos últimos anos, apesar de a estação de monções mal ter começado.

Desde o fim de março, cerca de 215 pessoas morreram em Bihar de descargas elétricas, incluindo agricultores, trabalhadores rurais e pecuaristas, com um número semelhante no estado de Uttar Pradesh. Em 2018 houve mais de 2.300 mortes na Índia devido a raios, segundo o Escritório Nacional de Registros Criminais da Índia.

Os raios durante a chuva de monção anual de junho a setembro, com mudanças em precipitação e circulação atmosférica, são bastante comuns na Índia, sendo cruciais para o abastecimento de água no sul da Ásia, mas também causando morte e destruição generalizada em toda a região a cada ano.

Comentar