"Vou assinar, nas próximas semanas, um projeto de lei de imigração [...] farei uma grande ordem executiva", afirmou o mandatário norte-americano em uma entrevista ao Noticias Telemundo.
Segundo Trump, trata-se de um "projeto de lei baseado em méritos que incluirá a Ação Diferida para Chegados na Infância [DACA, na sigla em inglês]", que até o momento protegeu da deportação 700 mil jovens migrantes nos Estados Unidos.
"Um dos aspectos do projeto de lei será a DACA, incluirá um caminho para a cidadania", destacou. Em um comunicado posterior, a Casa Branca confirmou o anúncio de Trump.
"O presidente está trabalhando em uma ordem executiva que implantará um sistema baseado em méritos para continuar protegendo os trabalhadores nos Estados Unidos", diz o texto, além de afirmar que o presidente está disposto a colaborar com o Congresso sobre este tema.
Ao mesmo tempo a nota salienta que Trump não prevê decretar uma anistia pela travessia ilegal da fronteira.
Em junho, o líder norte-americano informou que sua administração apresentaria em breve documentos para anular o programa DACA, criado em 2012 durante a presidência de Barack Obama.