EUA 'ficam indignados' após Índia trocar caças norte-americanos F-21 por aviões russos

Recentemente, em meio à tensão na fronteira entre a Índia e a China, Nova Deli aprovou um gasto de bilhões na compra de caças russos.
Sputnik

Moscou deverá fornecer 33 novos caças para Nova Deli, incluindo 12 do modelo Su-30MKI e 21 aparelhos MiG-29, além da modernização de 59 MiG-29, segundo o The EurAsian Times.

Analista militar indiano afirma que os EUA querem vender o seu caça F-21 à Índia, mas que este seria como uma "corda velha com diversos novos nós".

Por sua vez, os EUA começam a fazer pressão direta sobre as autoridades do país, podendo sancionar a Índia pelo contrato assinado com a Rússia. Os norte-americanos mostraram claramente sua indignação a esse respeito, segundo o analista.

"Washington está claramente cansado da oposição indiana à venda dos caças F-21. É possível que esse tenha sido mais um motivo para ameaçar a Índia com um pacote de sanções da CAATSA, após o contrato com a Rússia relativamente aos sistemas de mísseis antiaéreos S-400. A raiva dos EUA é explicada pelo fato de a Índia ter preferido os sistemas de defesa russos às propostas norte-americanas [...]", afirmou o jornalista e analista militar indiano Rahul Bedi.

O jornalista ainda ressalta que a Índia prefere a cooperação técnico-militar com um "parceiro mais antigo, mais confiável e maior, a Rússia", ignorando os "caprichos norte-americanos".

Rahul Bedi também sublinha que os EUA estão tentando vender para os indianos uma versão modernizada do F-16, mas que não vê razão alguma para que o país compre estes caças.

"A proposta norte-americana do F-21 pode ser considerada como uma tentativa de vender por muito dinheiro uma corda velha com novos nós", afirmou o jornalista, que ressalta que a produção dos F-16 está sendo progressivamente parada nos EUA e, por isso, Washington quer tirar o lucro máximo de seu projeto à custa do mercado indiano.

Comentar