China evita recessão com crescimento de 3,2% no PIB de abril a junho

O PIB da China teve um um crescimento de 3,2% no segundo trimestre do ano, segundo dados do governo divulgados na última quarta-feira (15).
Sputnik

O crescimento de 3,2% em relação ao ano anterior, anunciado pelo Departamento Nacional de Estatística, trouxe a economia de volta ao índice positivo, graças a uma recuperação nos gastos de produção e consumo.

O crescimento também é creditado ao programa de gastos fiscais de US$ 500 bilhões (aproximadamente R$ 2,6 bilhões) do governo, medidas de isenção de impostos e cortes nas taxas de juros.

A economia se recuperou de uma queda recorde de 6,8% no primeiro trimestre de 2020, a primeira mudança negativa no PIB de Pequim desde que os registros trimestrais começaram em 1992.

Isso significa que a China conseguiu evitar a recessão, que normalmente é designada após dois trimestres consecutivos de crescimento negativo.

A China, onde o novo coronavírus foi detectado inicialmente, levando ao primeiro lockdown do mundo, também se tornou a primeira grande economia a retomar o crescimento este ano.

Comentar