Alguns dos artefatos farão parte de uma exposição permanente que será organizada na estação de metrô que está sendo construída.
Além dos objetos milenares, a exposição contará com representações de antigos reservatórios e poços de um aqueduto, bem como autêntico piso clássico de seixo do período helenístico encontrado durante escavações.
"Há uma grande quantidade de material antigo, precisamente porque a escavação foi a maior já conduzida em Piraeus", afirmou o arqueólogo George Peppas.
A maior parte das escavações ocorreu na estação Teatro Municipal, onde foram desenterrados fragmentos de edifícios antigos e um sistema de abastecimento de água.
Aqueduto e artefatos helenísticos descobertos em Piraeus.
"A descoberta do aqueduto é importantíssima", sublinhou Peppas.
Durante as escavações foram descobertos milhares de outros objetos e artefatos antigos, revela Greek Reporter.
"Agora temos a maior coleção na Grécia de objetos de madeira provenientes de casas, não só utensílios domésticos de mobília e ferramentas, mas também material orgânico como frutas, madeira e ramos de árvores", detalhou.
Arqueólogos gregos desenterram um aqueduto antigo e milhares de objetos e artefatos que remontam aos períodos helenístico e romano durante escavações para expansão do metrô de Atenas.
Uma relíquia se destaca acima das demais. Se trata de uma pequena estátua de madeira sem cabeça do período helenístico que representa deus olímpico Hermes encontrada no fundo de um poço antigo.