São encontrados uns dos maiores templos subterrâneos na Irlanda da Idade do Ferro

Uma equipe de especialistas internacional realizou investigação não invasiva no Forte Navan, um lugar ligado a folclore e mitologia irlandeses, encontrando evidências de práticas cerimoniais.
Sputnik

Uma equipe de pesquisadores da Irlanda do Norte, Escócia (Reino Unido) e Alemanha descobriu na Irlanda um complexo de templos que eles acreditam ter sido outrora um centro cerimonial da Europa pré-histórica, diz o jornal Irish News.

O estudo levou os arqueólogos ao Forte Navan, Irlanda do Norte, um vasto complexo de templos subterrâneos com raízes profundas no folclore e na mitologia da Irlanda, intimamente ligado a mitos como o Tain e a história de Cu Chulainn.

Os templos e residências foram detectados em uma pesquisa não invasiva empregando tecnologia de sensoriamento remoto de última geração que detecta assinaturas magnéticas e resistência elétrica do solo atípicas.

Dr. Patrick Gleeson da Universidade da Rainha, Belfast, Reino Unido, afirmou ter encontrado "uma série de edifícios em forma de oito do início da Idade do Ferro e uma estrutura de 40 metros de madeira com anéis construída por volta de 95 a.C.".

"Após a construção deste último, ele foi imediatamente preenchido com pedras e queimado até o chão, a fim de criar um enorme monte [cerimonial] que agora domina o local", relatou.

"Nossas descobertas acrescentam dados significativos, sugerindo que os edifícios descobertos nos anos 60 não eram estruturas domésticas habitadas por reis, mas uma série de templos maciços, algumas das maiores e mais complexas arenas rituais de qualquer região do norte da Europa pré-histórica e pré-romana posterior", explica Gleeson.

A escavação vai necessitar de financiamento, que ainda não foi assegurado, e o local será aberto ao público a partir de 30 de julho, depois que foi fechado por causa da pandemia da COVID-19.

Comentar