Avião furtivo dos EUA sobrevoa Seul na tentativa de 'exercer pressão' contra Pyongyang, diz mídia

Segundo noticiou mídia sul-coreana, um avião de reconhecimento RC-135W Rivet Joint, da Força Aérea dos EUA, sobrevoou a península coreana em uma provável tentativa de pressão sobre a Coreia do Norte.
Sputnik

Os EUA pilotaram um avião de vigilância sobre a Coreia do Sul na manhã desta segunda-feira (20) como parte de uma operação militar regular, que desta vez ficou claramente visível para os residentes, em uma provável demonstração de pressão sobre a Coreia do Norte, escreve a agência de notícias Yonhap.

De acordo com a mídia sul-coreana, o avião de reconhecimento RC-135W Rivet Joint, da Força Aérea dos EUA, foi avistado sobrevoando Seul, capital sul-coreana, por volta das 10h00 do horário local (22h00 de domingo, horário de Brasília), sem nenhum indicativo de chamada.

Citando fontes e especialistas anônimos, a agência disse que o fato de a aeronave ter sido avistada poderia ter como objetivo exercer pressão sobre a Coreia do Norte.

No sábado (18), o líder norte-coreano, Kim Jong-un, realizou uma reunião alargada com altos responsáveis da inteligência do país para discutir o aprimoramento da "dissuasão de guerra" de Pyongyang, tendo como pano de fundo a percepção da elevação dos riscos de segurança na península.

Após um relativo silêncio nas relações intercoreanas durante a disseminação do coronavírus, as tensões aqueceram em junho, quando a Coreia do Norte ficou enfurecida com uma campanha de desertores que estão estabelecidos na Coreia do Sul e levaram panfletos anti-Pyongyang em balões pela fronteira. O Norte ameaçou o Sul com uma ação a nível estatal e até explodiu o escritório intercoreano de comunicações, na cidade fronteiriça de Kaesong.

Comentar