Exercícios de eliminação de navios de adversário hipotético com uso dos sistemas de mísseis Kalibr-NK foram conduzidos pela Frota do Mar Negro, informa Ministério da Defesa da Rússia.
"Mais de dez aeronaves da aviação naval e de defesa antiaérea da Frota do Mar Negro conduziram exercícios conjuntos com as fragatas Admiral Essen e Admiral Grigorovich nas águas litorâneas do mar Negro", lê-se no comunicado.
"Durante as manobras foram realizados em alternância posicionamentos de ataque com a destruição simulada dos navios de adversário convencional. Por sua vez, as fragatas executaram lançamentos eletrônicos de mísseis do sistema Kalibr-NK contra o 'inimigo'", concluiu entidade militar russa.
Mísseis de cruzeiro Kalibr foram desenvolvidos inicialmente para os submarinos multifuncionais do projeto 885 Yasen. Posteriormente, foram implantados nos submarinos do projeto 636 e em navios de superfície. O Kalibr tem um alcance de cerca de 2.500 quilômetros.
A fragata do projeto 11356 Admiral Essen é um dos mais avançados navios da Marinha da Rússia. Foi construída na cidade de Kaliningrado e integra a Frota do Mar Negro desde junho de 2016.