"Se o relacionamento China-EUA é um veículo, os EUA o estão seguindo no caminho errado e, pior ainda, estão apertando o acelerador", disse a embaixada chinesa em comunicado na noite desta quarta-feira (22). "É hora de pisar no freio e voltar à direção certa", acrescentou.
Mais cedo nesta quarta-feira (22), o Departamento de Estado dos EUA confirmou à Sputnik que havia ordenado que a China fechasse o consulado em Houston, no estado do Texas, até o final desta semana. A ordem de fechamento vem após acusações de que a China se envolveu por anos em operações ilegais de espionagem e influência dentro dos EUA.
A China negou tais acusações e criticou os EUA por violações do direito internacional. A China também disse que os EUA têm incitado o ódio contra os cidadãos chineses, resultando em várias ameaças à embaixada em Washington.
A Embaixada da China disse em comunicado anterior que condena veementemente o fechamento do consulado da China em Houston e alertou que Pequim responderia ao que considera uma "provocação política".