"Dois bombardeiros Tu-22M3 de longo alcance [...] realizaram um voo de rotina sobre águas neutras do mar Negro. No voo, as tripulações dos aviões percorreram cerca de 4.500 km, permanecendo no ar mais de cinco horas. Em determinadas etapas da rota, as aeronaves foram acompanhadas por caças MiG-21 da Força Aérea da Romênia", lê-se no comunicado.
Segundo observa a entidade, os pilotos da aviação de longo alcance da Rússia conduzem frequentemente voos sobre as águas internacionais do Ártico, do Atlântico Norte, do Pacífico, dos mares Negro e Báltico, sempre "em estrita conformidade com as regras internacionais", ressalta o comunicado.
No início desta semana, no noroeste do mar Negro começaram os exercícios militares Sea Breeze 2020, com forças da Ucrânia e de países-membros da OTAN. Militares russos informaram que a Frota do Mar Negro está monitorando os navios e aviação da OTAN envolvidos nessas manobras.
Estima-se que aproximadamente dois mil militares, 27 navios e 19 aeronaves de um total de nove países participarão das manobras, incluindo o Japão e a Coreia do Sul.
O Tu-22M3, juntamente com o Tu-95 e Tu-160, faz parte da espinha dorsal do poder estratégico russo.