Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 23 de julho

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta quinta-feira (23), marcada pelo maior número de casos diários da COVID-19 no país, pelo novo estudo que reafirma a ineficácia da cloroquina e pela onda de violência que vem atingindo os EUA.
Sputnik

Brasil bate recorde de casos de COVID-19 em 24h

O país registrou 65.339 casos de COVID-19 e teve ainda 1.293 mortes, segundo os últimos dados do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de saúde, consolidados às 20h00 da quarta-feira (22). Com isso, o Brasil chegou a 82.890 óbitos e 2.231.871 infectados pelo novo coronavírus, com média móvel de 1.052 mortes e 37.280 casos diários ao longo da última semana. Para comparação, o número de óbitos causados pela pandemia no país acaba de ultrapassar o de mortes por acidente de trânsito e por assassinatos no ano passado, que registrou 82.356 casos. Leia mais sobre o avanço da pandemia

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 23 de julho

Novo estudo reafirma: cloroquina não é eficaz contra novo coronavírus

Pesquisadores alemães não encontraram evidências de que a cloroquina, medicamento antimalárico amplamente difundido contra o novo coronavírus, possa realmente prevenir a infecção nas vias aéreas humanas. O estudo alemão (mais um que vai contra a eficácia do remédio divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro como aposta no tratamento da doença), provou que a cloroquina inibe a propagação da doença nas células renais dos macacos, mas não consegue reproduzir os mesmos resultados em células pulmonares humanas, permitindo que a infecção ocorra.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 23 de julho

Hackers leram mensagens privadas de 36 contas VIP do Twitter

Hackers obtiveram acesso às mensagens privadas de pelo menos 36 contas de perfil VIP do Twitter, que foi alvo de uma violação de segurança sem precedentes. "Acreditamos que em até 36 das 130 contas-alvos, os hackers acessaram a caixa de entrada [mensagem direta], incluindo um político eleito na Holanda", comunicou o Twitter nesta quinta-feira (23), sem nomear o titular. A empresa sustenta que até agora não viu "nenhuma indicação" de que mensagens de outras figuras políticas atuais ou antigas tenham sido comprometidas no ataque.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 23 de julho

China lança 1ª sonda para Marte

A China lançou com sucesso, na madrugada desta quinta-feira (23), sua primeira missão de exploração de Marte. A sonda transporta um veículo espacial que vai monitorar as condições climáticas e minerais do planeta e procurar gelo sob a superfície do Planeta Vermelho. O lançamento ocorreu na ilha de Hainan, no sul da China. A sonda Tianwen-1 está programada para alcançar o campo de gravidade marciano em fevereiro de 2021.

Trump anuncia novo envio de forças federais para conter onda de violência

O presidente dos EUA, Donald Trump, revelou durante uma entrevista coletiva na noite de quarta-feira (22) que "impulsionará imediatamente a aplicação da lei federal" para Chicago (Illinois), após o recente aumento da violência armada na cidade, acrescentando que outras cidades também precisam de intervenção federal. "Nenhuma mãe deveria ter que abraçar seu filho morto apenas porque os políticos se recusam a fazer o que é necessário para proteger seu bairro e sua cidade", disse Trump, adicionando que estarão "com força total" se outras cidades solicitarem assistência do governo federal. Leia mais sobre o assunto

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 23 de julho

Pequim critica fechamento de consulado em Houston

A ordem do governo norte-americano para que China fechasse consulado em Houston é uma tentativa de culpar Pequim pelas falhas dos EUA antes das eleições presidenciais de novembro, afirmou mídia estatal chinesa em editoriais nesta quinta-feira (23). O jornal oficial China Daily descreveu o fechamento como "uma nova aposta na tentativa do governo dos EUA de pintar a China como um ator malévolo no cenário mundial e, assim, torná-la um fora da lei para a comunidade internacional". A decisão marcou uma dramática escalada de tensão entre as duas maiores economias do mundo em meio a novas acusações de espionagem chinesa nos EUA.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 23 de julho
Comentar