Ossos de pombo gigante extinto são encontrados na Oceania (FOTOS)

Ave gigante pesando cinco vezes mais que um pombo moderno e capaz de comer frutas do tamanho de uma bola de tênis tem ossos encontrados, no Reino de Tonga, por cientistas dos EUA e Canadá.
Sputnik

Analisando os restos da ave, os cientistas acreditam que ela tinha cerca de 50 centímetros de comprimento, tendo habitado as ilhas do Pacífico devorando frutas por pelo menos 60 mil anos.

Contudo, a ave, da espécie Tongoenas burleyi, desapareceu cerca de 2.850 anos atrás com a chegada dos humanos que a caçavam em seu habitat, refere o estudo publicado na revista Zootaxa.

Conheça o "dodô de Tonga" – Tongoneas burleyi, um pombo gigante que podia engolir frutas do tamanho de uma bola de tênis. Foi comido até à extinção logo após a chegada dos humanos. Novo gênero e espécie descritos por Dave Steadman & Oona Takano.

Seu cardápio era feito de frutas tropicais, como goiaba, manga e amora.

"Algumas dessas árvores possuem frutas grandes e carnudas, claramente adaptadas para um pombo grande engolir por inteiro e passar as sementes [...] Dos pombos comedores de frutas, esta ave é a de maior tamanho e podia engolir frutas maiores das copas das árvores do que quaisquer outras. Isso leva a coevolução ao extremo", publicou o Museu da Flórida citando o autor principal do estudo sobre a espécie, David Steadman.

Outro fato que associa a extinção da espécie com seu contato com o homem é que tais aves não possuíam muitos predadores antes da chegada dos humanos às ilhas do Pacífico.

Contudo, hoje a região é epicentro mundial da diversidade de pombos, tendo quase 100 diferentes tipos e diferentes tamanhos, mas tal cifra é muito menor do que no passado.

Comentar