Telescópio Hubble tira FOTO repleta de detalhes de Saturno

O telescópio da NASA obteve recentemente uma foto do segundo maior planeta do Sistema Solar, na qual se observa possíveis efeitos dos raios solares no hemisfério norte de Saturno.
Sputnik

O Telescópio Espacial Hubble continua cumprindo seu trabalho, tirando nova foto de Saturno no dia 4 de julho, relata um comunicado da agência espacial NASA na quarta-feira (23).

Na foto é possível observar como pequenos pontos brancos representam dois dos 82 satélites do planeta, Mimas, o pequeno ponto à direita, e Encélado, o ponto ligeiramente maior na parte inferior.

Na imagem também é possível ver o segundo maior planeta do Sistema Solar com verão no seu hemisfério norte, em que está uma névoa vermelha, devido aos raios solares alterarem circulação atmosférica ou a névoa fotoquímica no planeta, segundo teorizado por cientistas da NASA. Além disso, o hemisfério sul tem uma tonalidade ligeiramente azul.

No entanto, a temperatura é de -178 ºC no hemisfério norte, pois a maior parte da energia de Saturno vem desde seu interior, devido à distância do Sol.

"É incrível que mesmo durante alguns anos, estamos vendo mudanças sazonais em Saturno", comentou no comunicado a cientista planetária Amy Simon, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, EUA.

Apesar de tudo, há informações que só são adquiridas através de naves espaciais.

"As medidas das naves espaciais Cassini da NASA de grãos minúsculos que chovem na atmosfera de Saturno sugerem que os anéis só podem durar mais 300 milhões de anos, o que é um dos argumentos para uma idade jovem do sistema de anéis", disse o cientista planetário Michael Wong, da Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA.

O Telescópio Espacial Hubble está funcionando desde 1990, tendo realizado mais de 1,3 milhão de observações do espaço, e é planejado que seja substituído no início de 2021 pelo mais avançado Telescópio Espacial James Webb.

Comentar