VÍDEO mostra novo caça futurístico da Força Aérea britânica

A Força Aérea do Reino Unido publicou em sua conta do Twitter um vídeo promocional do Tempest, um caça de próxima geração que será produzido graças à cooperação de diversas empresas de diferentes países.
Sputnik

Esta "aliança pioneira oferecerá conceitos e tecnologias inovadoras para uma nova geração de caças", observou a unidade militar britânica após acordo realizado na semana passada.

Por parte do Reino Unido, as empresas que participarão do projeto são a BAE Systems, Leonardo UK, Rolls Royce e MBDA UK. A iniciativa também contará com as italianas Leonardo Italy, Elettronica, Avio Aero e MBDA Itália e, por fim, por parte da Suécia, as empresas Saab e a GKN Aerospace Sweden.

​O secretário de Estado de Defesa [do Reino Unido], Ben Wallace, anunciou que sete novas empresas farão parceria com a equipe britânica Tempest, uma aliança pioneira que fornecerá conceitos e tecnologias inovadoras para uma nova geração de caças.

Recentemente, nove empresas britânicas assinaram acordos para melhorar as capacidades de um projeto que foi iniciado em 2018, estimando o desenvolvimento de um caça furtivo com capacidade de operar de forma autônoma.

O Tempest se junta aos novos caças furtivos F-35 e substituirá os caças-bombardeiros de quarta geração Eurofighter Typhoon, que diversos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) possuem em serviço desde 2003.

Embora tenha sido comunicado que o projeto deste caça autônomo fosse elaborado nos próximos dez anos, a aeronave não estará operacional ao menos até 2034.

Comentar