Dezenas de residentes de ao menos 27 estados dos EUA receberam pacotes com sementes procedentes da China que não solicitaram, informou nesta terça-feira (28) o Departamento de Agricultura do país.
As autoridades asseguram que estão investigando os pacotes e pediram para as pessoas não plantarem sementes de origem desconhecida.
O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal também recomenda guardar as sementes e a embalagem, incluindo a etiqueta de envio, e informar os departamentos de agricultura locais.
O Departamento de Agricultura e Indústrias do Alabama (ADAI) recebeu diversos relatos de sementes de origem chinesa "não solicitadas", enviadas a residentes no estado pela USPS. A embalagem é frequentemente mal etiquetada como contendo "joias".
Segundo o órgão, as embalagens podem ser uma fraude, quando uma companhia envia pacotes aos consumidores e logo escreve críticas falsas sobre o produto em nome da pessoa que o recebeu.
Contudo, se as sementes pertencerem a plantas invasoras, isso pode se converter rapidamente em um desastre ecológico, afirmou o comissário do Departamento de Agricultura do Texas, Sid Miller, em um comunicado, citado pelo Texas Tribune.
"Uma espécie vegetal invasora pode não parecer ameaçadora, mas estes pequenos invasores podem destruir a agricultura do Texas", salienta o comissário.