Notícias do Brasil

Maior revés educacional da história: ONU diz que COVID-19 impacta mais de 1 bilhão de estudantes

A pandemia global da COVID-19 fechou salas de aula em 160 países, uma catástrofe geracional que ameaça desfazer décadas de esforços para diminuir as desigualdades sociais, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, em uma mensagem de vídeo nesta terça-feira (4).
Sputnik
"A pandemia da COVID-19 levou à maior interrupção da educação de todos os tempos. Em meados de julho, as escolas foram fechadas em mais de 160 países, afetando mais de um bilhão de estudantes", declarou Guterres.

"Pelo menos 40 milhões de crianças em todo o mundo perderam a educação pré-escolar em seus aspectos críticos. E os pais, especialmente as mulheres, foram forçados a assumir pesados ​​encargos de cuidados em casa", acrescentou.

Como resultado, o mundo enfrenta uma "catástrofe geracional" que pode desperdiçar um potencial humano incalculável e desfazer o progresso em nutrição infantil, casamento infantil, igualdade de gênero e uma série de outros obstáculos ao progresso social, prosseguiu Guterres.

Maior revés educacional da história: ONU diz que COVID-19 impacta mais de 1 bilhão de estudantes

A mensagem coincidiu com o lançamento de um resumo de políticas da ONU que pede a reabertura de escolas quando a COVID-19 estiver sob controle, e aborda uma lacuna global estimada em financiamento educacional estimada em US$ 1,5 trilhão (R$ 7,9 trilhões) antes da pandemia.

O resumo também recomendou direcionar aqueles com maior risco, incluindo grupos minoritários, aqueles afetados por emergências naturais e provocadas pelo homem e pessoas com deficiência.

Comentar