A declaração de Akopov foi dada durante uma entrevista para o canal CNN Brasil.
"Estamos tentando estabelecer a cooperação, neste sentido, com todos os países, inclusive o Brasil, que é um parceiro estratégico muito importante, membro do BRICS, e esperamos e temos todos os fundamentos para acreditar que essa cooperação vai dar certo", afirmou.
Segundo o embaixador, o governo russo acredita que todos países devem se unir no combate à COVID-19.
"A política do governo da Rússia consiste que todos os países devem unir esforços conjuntos para elaborar medicamentos e vacinas eficazes para combater essa doença COVID-19", disse.
Sergey Akopov defendeu a vacina Sputnik V, registrada na Rússia nesta terça-feira (11).
"Podemos citar um exemplo para demonstrar a eficiência, a eficácia da vacina, o fato de que uma das filhas do presidente [Vladimir] Putin participou dos experimentos, ela mesma produziu a vacina e passou muito bem. O organismo dela elaborou anticorpos muito bons e eficientes", citou.
O embaixador disse também que está trabalhando para colocar as entidades russas em contato com laboratórios brasileiros para trazer a vacina ao Brasil.
"[Para] precisamente trazer essa vacina, produzir a vacina no Brasil e, depois, quando tudo estiver pronto, para ser aplicada na população brasileira também", completou.