OMS diz estar em contato com autoridades russas para revisar detalhes da nova vacina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que espera revisar os detalhes dos testes da vacina recém-registrada da Rússia contra a COVID-19. A declaração é do escritório de imprensa da OMS na Europa à Sputnik.
Sputnik

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (11) o registro da primeira vacina contra o coronavírus do mundo, chamada Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya e pelo Ministério da Defesa russo.

"A OMS está ciente de que uma vacina COVID-19 foi registrada no registro nacional de medicamentos da Federação da Rússia. A OMS está em contato com cientistas e autoridades russas e espera revisar os detalhes dos testes", disse a organização.

A organização saudou todos os avanços nas pesquisas da vacina contra a COVID-19 e observou que a aceleração do desenvolvimento deve ser feita de acordo com os processos estabelecidos para garantir a segurança.

"A aceleração da pesquisa de vacinas deve ser feita de acordo com os processos estabelecidos em cada etapa do desenvolvimento, para garantir que todas as vacinas que eventualmente entrarem em produção sejam seguras e eficazes", disse a organização.

De acordo com a OMS, "qualquer vacina segura e eficaz contra a pandemia será um bem público global", acrescentando que apoia um "acesso rápido, justo e equitativo a qualquer uma dessas vacinas em todo o mundo".

Comentar