Portugal lança seguro de viagem para turistas estrangeiros que cobre despesas pela COVID-19

Em mais uma iniciativa de autopromoção como destino tranquilo em meio à pandemia, para incentivar o turismo internacional, Portugal lançou um seguro de viagens que cobre despesas de estrangeiros relacionadas à COVID-19.
Sputnik

A cobertura do Portugal Travel Insurance é válida em todo o território do país. O preço por pessoa começa em € 37,20 (R$ 234,36) e vai aumentando de acordo com o tempo da estadia.

De acordo com o Turismo de Portugal, órgão do governo responsável pelas políticas do setor, o seguro cobre "despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e hospitalares associadas à COVID​-19, assim como despesas de cancelamento, interrupção ou extensão da viagem, também pela mesma pandemia. O objetivo é garantir, a todos os que visitam Portugal, que podem viajar pelo país, seguros e com confiança", explica a entidade em resposta à Sputnik Brasil.

Ainda segundo o governo, a recepção da novidade tem sido positiva entre os mercados internacionais. "O caso do Reino Unido é aliás paradigmático, pois nas 48h a seguir ao lançamento, houve centenas de pedidos de adesão". Os britânicos são os principais turistas estrangeiros do país.

Impacto no setor

Portugal é fortemente dependente do turismo. Segundo o governo, o setor representa a maior atividade econômica exportadora do país. Em 2019, o turismo, sozinho, foi responsável por 19,7% de todas as exportações nacionais, com receitas que contribuíram com 8,7% para o PIB do país.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, Portugal chegou a ter queda de 99% no número de hóspedes estrangeiros no mês de abril, época em que vigoraram as maiores restrições nas fronteiras na Europa.

Com a crise, o governo implantou uma série de medidas extraordinárias para fomentar a recuperação econômica do setor, entre elas a criação de uma linha de apoio para micro e pequenas empresas, com valor total de um bilhão de euros.

Além disso, o país tem apostado em iniciativas que destacam a atenção nacional no combate à pandemia. Antes do seguro de viagem, o Turismo de Portugal já tinha lançado o selo Clean & Safe. A certificação é atribuída a empresas e profissionais que cumprem as regras de higiene e prevenção estipuladas pelas autoridades de saúde. Desde abril, já são mais de 21 mil selos distribuídos.

Outra medida foi ampliar o Portugal Health Passport, plataforma criada no ano passado com foco no mercado britânico, que facilita procedimentos de saúde em algumas clínicas e hospitais particulares. "O Health Passport garante a possibilidade de realização do teste COVID-19 e o acesso, a preços previamente fixados, a cuidados de saúde urgentes de elevada qualidade ou a check-ups de cinco tipologias diferentes", explica o Turismo de Portugal.

O órgão também mantém confiança na credibilidade conquistada pelo país nos últimos anos. "Temos um turismo reconhecido pela sua qualidade a todos os níveis, desde as infraestruturas, às acessibilidades, recursos humanos e diferenciação da oferta e, apesar deste contratempo, continuamos a ser um exemplo mundial a nível de oferta turística, proporcionando experiências únicas, gerando confiança àqueles que nos visitam".

De acordo com o boletim desta quinta-feira (13), são 53.548 casos confirmados de COVID-19 e 1.770 mortes causadas pela doença no país.

Comentar