Jacaré mais velho do mundo sobreviveu a 2 guerras e completa 83 anos (FOTO)

O jacaré sobreviveu a dois bombardeios e mudou de país, chegando ao Zoológico de Belgrado, na Sérvia, há 83 anos, para se tornar o jacaré em cativeiro mais velho do mundo.
Sputnik

A idade exata do réptil é desconhecida, entretanto uma campanha publicitária marca a semana de sua chegada ao local em 1937, vindo de um zoológico na Alemanha, segundo o News18.

Muja, como o réptil é chamado, tornou-se oficialmente o jacaré mais velho do mundo depois da morte em maio do famoso Saturno, do Zoológico de Moscou, nascido em 1936.

O habitante do zoológico sérvio tinha dois anos de idade quando chegou ao local em 1937, entretanto funcionários acreditam que ele tenha mais de 90 anos.

O réptil nunca deixou sua piscina de 12x7 metros, tendo sobrevivido aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, que destruíram o zoológico, resultando na morte da maioria dos animais, além de seis funcionários.

Posteriormente, o réptil passou por muitos outros acontecimentos, incluindo os anos em que o país viveu a era socialista e depois a sangrenta dissolução da antiga Iugoslávia, que acabou em 1999 com bombardeios realizados pela OTAN.

Apesar da boa saúde do réptil, em 2012 os veterinários tiveram de amputar a pata dianteira direita do animal, devido a uma gangrena. Apesar da situação difícil, o réptil se recuperou rapidamente e se adaptou ao novo estilo de vida.

Atualmente, Muja se movimenta pouco e frequentemente precisa de ajuda para encontrar alimento. Por ser um animal de sangue frio, seu metabolismo é lento, o que prolonga sua vida, explica Jozef Edvedj, veterinário-chefe do zoológico.

Comentar