Nova teoria aponta que COVID-19 pode ter surgido em 2012

Uma nova teoria sobre o surgimento do novo coronavírus cogita a possibilidade de o SARS-CoV-2 ter surgido há oito anos.
Sputnik

Segundo publicou o tabloide norte-americano New York Post no sábado (15), o vírus que causa a COVID-19 pode ter surgido entre mineiros na mina de Mojiang, localizada na província chinesa de Yunnan, ainda em 2012.

O jornal cita um artigo publicado em 15 de julho deste ano em um site independente assinado pelo virologista Jonatham Latham e pelo biólogo molecular Allison Wilson. Ambos acreditam que uma doença pulmonar identificada à época entre mineiros chineses era a COVID-19. Pelo menos três dos mineiros que adoeceram morreram em decorrência da doença.

Nova teoria aponta que COVID-19 pode ter surgido em 2012

Ainda segundo o New York Post, os cientistas, que fazem parte da organização sem fins lucrativos "Projeto de Recursos para Biociência", na cidade norte-americana de Ithaca, levantaram a suspeita após a tradução de uma tese de mestrado do médico chinês que tratou os mineiros e que enviou amostras de tecido dos pacientes para testes a um laboratório em Wuhan. A tese teria descrito sintomas encontrados entre os mineiros chineses que são parecidos com os da COVID-19, assim como o tratamento ao qual foram submetidos.

Nova teoria aponta que COVID-19 pode ter surgido em 2012

Até hoje, diversas teorias foram levantadas sobre possíveis origens da doença, o que tem gerado tensões políticas. No início de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que coordenará uma investigação internacional junto às autoridades chinesas para identificar a origem do vírus.

A COVID-19 foi identificada pela primeira vez em dezembro de 2019 na província de Wuhan, na China. Desde então, a doença se espalhou pelo mundo, tornando-se uma pandemia. Até agora, mais de 25,5 milhões de pessoas foram infectadas pelo vírus e quase 773 mil morreram, conforme apontam os dados do painel da Universidade Johns Hopkins.

Comentar