Uma equipe de arqueólogos descobriu centenas de moedas de ouro e prata do século XIV em uma floresta perto do mosteiro Kladruby, localizada na região histórica da Boêmia, na República Tcheca. O Museu da Boêmia Ocidental, em Pilsen, onde as moedas serão preservadas, anunciou que esse é um dos maiores tesouros de moedas de ouro descobertos no território da República Tcheca, relata a Rádio Praga Internacional.
Entre as moedas estão ducados de ouro com as imagens do rei tcheco e imperador romano-germânico Carlos IV, de Alberto VII da Áustria e de Roberto, rei da Germânia, assim como como ducados da cidade de Lubeck, na Alemanha.
"Há também 343 groschen [moeda usada durante o Sacro Império Romano-Germânico] de prata cunhados principalmente na Boêmia durante o reinado de Carlos IV e vários groshen com a imagem de João da Boêmia, conde de Luxemburgo. […] Nenhuma descoberta desse tipo foi feita no país nos últimos 50 anos", comenta Milan Metlicka, arqueólogo do Museu da Boêmia Ocidental.
Segundo o arqueólogo, é difícil expressar o valor monetário de toda a descoberta, mas o valor nominal das moedas de ouro, que pesam mais de 325 gramas, é de pelo menos US$ 19.063 (R$ 103.354).
As moedas serão agora restauradas e catalogadas e, a partir do fim do ano ou início de 2021, o tesouro vai ficar em exposição no Museu da Boêmia Ocidental, em Pilsen.