Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 20 de agosto

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias desta quinta-feira (20), marcada pela ida de Pompeo a Nova York pela reimposição de sanções contra Irã, pelo interesse dos EAU em caças F-35 e pelo coma do líder da oposição russa Aleksei Navalny após suposto envenenamento.
Sputnik

DF vai modificar divulgação de dados da COVID-19

Nesta quarta-feira (19), o secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, informou que vai modificar os critérios de divulgação do número de óbitos pela COVID-19 na unidade da federação, para não "desassossegar a população". A partir de hoje (20), os boletins diários divulgarão somente os óbitos ocorridos nas últimas 24 horas e excluirão mortes por COVID-19 confirmadas na mesma data. Ao lado de AM e BA, o DF apresenta alta no número de mortes pela doença. A boa notícia é que o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde aponta desaceleração na taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil pela primeira vez desde abril.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 20 de agosto

Guedes vê 'crime' em derrubada do veto de reajuste de servidores

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reagiu com indignação à derrubada do veto presidencial pelo Senado que impedia reajustes a salários do funcionalismo público com recursos liberados pelo pacote de socorro de R$ 60 bilhões a estados e municípios. Para Guedes, o Senado deu "um péssimo sinal", em decisão que seria "um crime contra o país". O veto a reajustes de servidores foi uma contrapartida imposta pelo governo para a liberação dos recursos durante a pandemia. A derrubada do veto presidencial será analisada pela Câmara dos Deputados hoje (20) e acirrará as discussões em torno da manutenção do teto de gastos.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 20 de agosto

Pompeo ameaça Rússia e China, caso ignorem volta de sanções contra Irã

Nesta quinta-feira (20), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, vai à sede da ONU em Nova York para pressionar pela reimposição de sanções do Conselho de Segurança da organização contra o Irã. Apesar da reimposição estar prevista em cláusula do acordo nuclear iraniano, a tentativa de Pompeo é controversa, uma vez que os EUA se retiraram unilateralmente desse acordo em 2018. Em entrevista ao canal Fox News, o secretário disse que vai responsabilizar Rússia e China, caso não cumpram as sanções: "Nós prestamos contas com todos os países que [violam sanções dos EUA]. Faremos o mesmo com aqueles que violarem sanções do Conselho de Segurança da ONU."

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 20 de agosto

Após acordo com Israel, EAU podem ter acesso a caças norte-americanos F-35

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) estão interessados em adquirir caças furtivos norte-americanos F-35, disse o presidente dos EUA, Donald Trump, durante briefing à imprensa na Casa Branca, nesta quarta-feira (19). A possibilidade de compra sugere que os EAU tenham obtido o direito de adquirir armamentos dos EUA como contrapartida ao acordo de paz selado com Israel nesta segunda-feira (17). O primeiro-ministro israelense negou a barganha, dizendo tratar-se de "notícia falsa". Donald Trump ainda declarou existir a possibilidade de acordo de paz similar ser selado entre Israel e Arábia Saudita, com a mediação de Washington.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 20 de agosto

Líder do golpe no Mali promete governo de transição

Nesta quarta-feira (21), o coronel do Exército do Mali, Assimi Goita, se apresentou como líder do país, um dia após golpe de Estado ter retirado do poder o presidente Ibrahim Boubacar Keita. O movimento de oposição M5-RFP, que apoiou o golpe, declarou acreditar no "comprometimento" da junta militar em realizar "uma transição política civil" de maneira "aberta". Nesta quarta-feira (19), os insurgentes impuseram toque de recolher e fecharam as fronteiras do país. A União Africana condenou o golpe e pediu a libertação do presidente Keita, dos ministros e demais funcionários do governo detidos pela junta desde terça-feira (18).

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 20 de agosto

Líder oposicionista russo entra em coma após suposto envenenamento

Nesta quinta-feira (20), o líder oposicionista russo Aleksei Navalny entrou em coma, após ter rápida piora em seu estado de saúde, durante voo entre cidade na Sibéria e Moscou. "Aleksei está ligado a ventilador pulmonar. Ele está em coma e seu estado é grave", informou a porta-voz do ativista, Kira Yarmysh. Informações preliminares indicavam que Navalny teria sido envenenado. No entanto, o vice-diretor do hospital, Anatoly Kalinichenko, disse a repórteres que a intoxicação está sendo estudada como "uma das possíveis razões pela deterioração do estado de saúde do paciente", mas que outras possibilidades devem ser consideradas.

Comentar