O opositor russo foi hospitalizado em uma unidade de terapia intensiva nesta quinta-feira (20) por suspeita de intoxicação, segundo Kira Yarmysh, assessora de imprensa.
Nesta manhã, Navalny retornava de Tomsk para Moscou. Durante o voo, ele se sentiu mal. O avião realizou um pouso de emergência em Omsk. Navalny sofreu uma intoxicação. Agora, estamos seguindo para o hospital na ambulância.
"Ele estava conectado a um respirador mecânico. Pedimos a presença da polícia no hospital", acrescentou.
Aleksei segue conectado ao ventilador pulmonar. Ele está em coma e em estado grave. No momento, não há resultados dos testes.
Segundo a assessora, Navalny pode ter sido envenenado por alguma substância adicionada ao seu chá, pois foi a única coisa que ele havia tomado nesta manhã.
"Aleksei Navalny está na unidade de terapia intensiva, seu estado é grave", afirmou o médico-chefe Aleksandr Murakhovsky.
De acordo com a assessora, esta não é a primeira vez que o opositor é envenenado. Em 2019, depois de ser preso e fazer apelos para que seus apoiadores participassem de uma manifestação não autorizada no centro de Moscou, Navalny foi hospitalizado com uma reação alérgica aguda. Contudo, na ocasião, os médicos não conseguiram detectar a causa da doença.
Navalny, que criou a Fundação Anticorrupção, foi detido diversas vezes sob acusação de desvio de fundos. Em dezembro de 2016, o opositor anunciou sua decisão de concorrer à presidência da Rússia nas eleições de 2018, mas foi impedido pela Comissão Eleitoral Central devido às condenações que possui.