Teerã afirma ter apreendido embarcação dos Emirados Árabes em suas águas territoriais

O Ministério das Relações Exteriores do Irã anunciou que os EAU lamentaram o incidente e que estão prontos para arcar com os custos dos danos.
Sputnik

Teerã afirmou ter capturado uma embarcação dos Emirados Árabes Unidos e detido sua tripulação devido a uma alegada violação de suas águas territoriais na segunda-feira (17), de acordo com a televisão estatal do país.

A agência de notícias citou o Ministério das Relações Exteriores do Irã, afirmando que os Emirados Árabes lamentaram o incidente e estavam dispostos a compensar os danos.

Conforme relatos, uma embarcação da Guarda Costeira do país árabe abriu fogo contra barcos iranianos, matando dois pescadores nesta segunda-feira (17).

"Na segunda-feira, um navio emiradense foi capturado pela Guarda Costeira do Irã e sua tripulação foi detida devido a tráfico ilegal em águas do nosso país. No mesmo dia, guardas dos EAU dispararam mortalmente em dois pescadores iranianos e tomaram um barco [...]. Os EAU expressaram pesar pelo incidente e, em uma carta na quarta-feira, anunciaram sua prontidão para pagar compensações", descreveu o ministério iraniano, conforme cita a agência.

Anteriormente nesta quarta-feira (19), o ministério teria informado que convocou um enviado dos Emirados Árabes devido à morte dos dois cidadãos iranianos.

A agência de notícias dos Emirados Árabes, WAM, por sua vez, divulgou na segunda-feira (17) que diversos barcos pesqueiros iranianos, segundo relatos, teriam entrado nas águas da ilha Sir Bu Nair, no golfo Pérsico. Após não acatarem ordens para não avançar, "regras de engajamento foram aplicadas".

Comentar