Raro tesouro de mais de 1.000 anos é encontrado em Israel (FOTO)

De acordo com o arqueólogo responsável pela escavação, a descoberta poderia indicar a existência de comércio internacional entre o centro de Israel e outras áreas remotas.
Sputnik

Uma escavação liderada por um grupo de arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel descobriu um tesouro de aproximadamente 845 gramas de ouro de 24 quilates distribuídos em cerca de 425 moedas de mais de 1.100 anos, informa comunicado.

Durante a escavação foram encontradas dentro de um vaso aproximadamente 425 moedas do século IX, pertencentes ao período do Califado Abássida, cujos domínios se estendiam da Pérsia até o norte da África, tendo seu centro de governação em Bagdá, a atual capital do Iraque.

"O tesouro consiste em dinares de ouro completos, porém também contém aproximadamente 270 pequenos cortes de ouro, fragmentos de dinares de ouro cortados", afirmou Robert Cole, especialista em moedas da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Entre os cortes de ouro foi encontrada uma peça extremamente rara e nunca encontrada antes em Israel, um soldo de ouro da época do imperador bizantino Teófilo, cunhado em Constantinopla.

"A pessoa que enterrou seu tesouro há 1.100 anos certamente esperava voltar para pegá-lo, e inclusive fixou o recipiente com um prego para que não se movesse", segundo Liat Nadav-Ziv e Eli Hadad, responsáveis pela escavação.

A descoberta pode indicar a existência de relações comerciais entre a região central de Israel, onde o tesouro foi encontrado, e zonas remotas.

"Encontrar este raro tesouro pode ser uma grande contribuição para a pesquisa, já que as descobertas deste período no país são relativamente pobres. Esperamos que o estudo do tesouro nos diga mais sobre um período desconhecido da história do país", afirmou Cole.

Comentar