Tel Aviv estaria planejando a construção de uma série de bases de espionagem em Socotra, uma ilha de três mil quilômetros quadrados, no oceano Índico, revelou a mídia iraniana PressTV citando um relatório.
Socotra, localizada entre o mar Arábico e golfo de Adem, a 350 quilômetros ao sul do Iêmen, é a maior ilha de um arquipélago do país árabe.
Uma delegação de oficiais da inteligência de Israel e dos Emirados Árabes Unidos visitou a ilha de Socotra recentemente e examinou vários possíveis lugares para o estabelecimento de bases de inteligência, garante o relatório.
Até o momento, foram selecionados dois locais para a construção de bases. O primeiro deles se encontra no leste da ilha, em uma região conhecida como Momi. O segundo está localizado no oeste da ilha, revelou documento citado pela mídia.
O relatório cita fontes do Iêmen que afirmam que funcionários de inteligência de Israel e EAU escolheram esses locais por serem topograficamente os mais apropriados para estabelecer bases.
O PressTV detalhou que a função das bases será "recolher informação eletrônica" do sul do Iêmen, do golfo Pérsico, do golfo de Adem, do estreito de Mande e do leste da África.