Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 28 de agosto

Bom dia! A Sputnik Brasil está de olho nas notícias mais importantes desta sexta-feira (28), marcada pela melhora nos indicadores da COVID-19 no Brasil, pela ameaça de boicote chinês à Apple e pela renúncia do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.
Sputnik

Média móvel de mortes por COVID-19 é a mais baixa desde 22 de maio, aponta consórcio

Nesta quinta-feira (27), o Brasil registrou 970 novas mortes por COVID-19, atingindo a marca de 118.726 óbitos causados pela pandemia, que completou seis meses no Brasil. No entanto, a média móvel do número de mortes nos últimos sete dias é de 900 óbitos diários, a menor desde o dia 22 de maio, segundo consórcio entre veículos de imprensa e secretarias estaduais de saúde. O número de mortes no estado de São Paulo também apresenta tendência de queda. Por outro lado, os óbitos nos estados de RJ, GO, AP e TO seguem em tendência de alta. O Brasil é o segundo país mais atingido pela COVID-19 mundialmente, com 3.722.421 casos da doença.

Bolsonaro deve anunciar hoje prorrogação do auxílio emergencial de R$ 300,00

Nesta sexta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro deve anunciar acordo com a equipe econômica do governo, que propõe a prorrogação do auxílio emergencial até o fim deste ano no valor de R$ 300,00 mensais. Para isso, o programa Renda Brasil, anunciado pelo governo para substituir o Bolsa Família, deve ser prorrogado, apurou o portal G1. Nesta sexta-feira (28), a Caixa começará a pagar auxílio emergencial aos chamados "novos elegíveis", estimados em cerca de 423 mil beneficiários, em cumprimento da medida anunciada pelo Ministério da Cidadania nesta quinta-feira (26).

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 28 de agosto

Guarda Nacional dos EUA é mobilizada para conter protestos em Wisconsin

Nesta quinta-feira (27), cerca de 150 agentes de segurança da Guarda Nacional dos EUA foram mobilizados na cidade de Kenosha, no estado de Wisconsin, para conter protestos contra racismo e violência policial. Cerca de 100 manifestantes violaram o toque de recolher imposto na cidade e protestaram sob vigilância policial, reportou a Reuters. A cidade vive onda de protestos após o afro-americano Jacob Blake Jr ter ficado paraplégico após a polícia atirar sete vezes contra as suas costas, na frente de seus três filhos, neste domingo (29).

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 28 de agosto

Consumidores chineses podem boicotar Apple se EUA banirem WeChat

Nesta sexta-feira (28), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, alertou que consumidores chineses podem boicotar produtos da empresa norte-americana Apple, caso os EUA proíbam o aplicativo WeChat. "Se o WeChat for banido, não haverá motivo para que um chinês continue usando o iPhone e produtos da Apple", disse Zhao no Twitter. A administração Trump anunciou banimento dos aplicativos WeChat e TikTok nos EUA, a partir de meados de setembro. Esta é a primeira vez que alto funcionário chinês aponta para possíveis retaliações de Pequim à medida imposta por Washington.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 28 de agosto

Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anuncia saída do cargo

Nesta sexta-feira (28), o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou que vai se retirar de cargo, em função de piora no seu estado de saúde. O primeiro-ministro mais longevo no cargo da história do Japão luta contra colite ulcerosa há alguns anos. Duas visitas ao Hospital Universitário de Keido realizadas na última semana alimentaram especulações sobre o estado de saúde do líder japonês. O ex-ministro das Relações Exteriores e membro da coligação liderada por Abe anunciou estar pronto para suceder o primeiro-ministro no cargo, informou a NHK. A bolsa de Tóquio fechou queda de mais de dois pontos nesta sexta-feira (28), em função do anúncio.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 28 de agosto

Refugiados sírios deixam Líbano após explosão em Beirute, informa Rússia

Nesta sexta-feira (28), o Centro Russo de Reconciliação para a Síria informou que o número de refugiados sírios deixando o Líbano dobrou, em função da explosão que atingiu Beirute no dia 4 de agosto. "Durante o mês de agosto, […] 3.227 pessoas deixaram o Líbano" em direção à Síria, informou o responsável pelo checkpoint para refugiados na fronteira entre os dois países, Ruzal Akhmedzyanov. Segundo ele, o número é o dobro do registrado em julho de 2020. Akhmedzyanov notou que o controle da temperatura corporal e apresentação de teste negativo para COVID-19 são essenciais para que os refugiados retornem para a Síria de maneira segura.

Comentar