Brasil tem menor registro de mortes por COVID-19 desde 4 de maio
Neste domingo (30), o Brasil registrou 398 novas mortes por COVID-19, melhor boletim diário desde o dia 4 de maio, revelaram dados do consórcio entre veículos de imprensa e secretarias estaduais de saúde. A média móvel nacional recuou de forma consistente durante a semana passada e está em 875 óbitos diários, melhor índice desde 21 de maio. No entanto, quatro estados da federação seguem com alta no número de mortes: Amapá, Pará, Rio de Janeiro e Tocantins. O Brasil é o segundo país mais atingido pela pandemia mundialmente, com 3.862.311 diagnósticos e 120.828 vítimas fatais da COVID-19.
Suposto operador financeiro de Pastor Everaldo se entrega à PF
Neste domingo (30), homem apontado como operador financeiro do presidente do Partido Social Cristão (PSC) Pastor Everaldo se entregou à Polícia Federal na cidade de Porto Alegre (RS). Victor Hugo Cavalcante Barroso seria o "responsável pela realização da contabilidade paralela" do partido, de acordo com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves. O ministro do STJ decretou a prisão de Barroso em meio a investigações sobre corrupção e lavagem de dinheiro que envolvem o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Pastor Everaldo foi preso no mesmo dia em que a Justiça afastou Witzel do cargo, na sexta-feira (28).
Assessor de Trump diz que mais países árabes devem fechar acordos com Israel
Nesta segunda-feira (30), altos funcionários do governo norte-americano acompanharão o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em viagem aos Emirados Árabes Unidos (EAU) para assinar acordo de normalização das relações diplomáticas entre os países. Trata-se da primeira vez que um voo comercial israelense vai se dirigir para Abu Dhabi, passando pelo espaço aéreo da Arábia Saudita. O assessor de segurança nacional da Casa Branca, Robert O'Brien, afirmou esperar que "outros países árabes e muçulmanos sigam o exemplo dos EAU" e estabeleçam relações diplomáticas com Israel.
Governo da Bielorrússia diz que OTAN se mobiliza perto de suas fronteiras
Nesta segunda-feira (31), o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Bielorrússia, Ruslan Kosygin, afirmou que vizinhos países-membros da OTAN estão fortalecendo seu potencial militar e atividades de inteligência nas fronteiras. Segundo o militar, esses países estariam "não só fortalecendo seus próprios potenciais militares, mas também sua capacidade de receber e enviar contingentes estrangeiros em seu território". A Bielorrússia vive onda de protestos e greves, após divergências em relação aos resultados das eleições presidenciais de 9 de agosto.
Huawei interrompe patrocínio a esporte na Austrália, citando 'ambiente de negócios negativo'
Nesta segunda-feira (31), a gigante de telecomunicações chinesa Huawei interrompeu contrato de patrocínio com o time de rúgbi australiano Camberra Raiders, citando "ambiente de negócios negativo" no país. "É muito frustrante que as coisas tenham acabado desse jeito, mas estamos orgulhosos do papel modesto que tivemos nesse clube", declarou o diretor de assuntos corporativos da Huawei Austrália, Jeremy Michell. A Huawei encerrou seu contrato com o Camberra Raiders um ano antes do previsto. Anteriormente, a Austrália havia proibido a empresa chinesa de participar de licitações para a instalação da rede 5G no país.
Ministério da Defesa da Índia reporta novo embate com forças chinesas na fronteira
Nesta segunda-feira (31), o Ministério da Defesa da Índia reportou novo embate com soldados chineses na contestada região fronteiriça de Ladakh, durante o fim de semana. "Na noite do dia 29 para o dia 30 de agosto de 2020, tropas do Exército de Libertação Popular [da China] violaram o acordo atingido pelas vias diplomáticas e militares sobre o atual impasse em Ladakh Oriental e realizaram atividades provocativas para modificar o status quo", disse o ministério em nota à imprensa. Para as autoridades indianas, a China busca "modificar unilateralmente fatos consumados" na região contestada entre os dois países.