'Receita para o desastre', diz OMS sobre reabertura apressada

O presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira (31) que reabrir de maneira apressada durante a pandemia é uma "receita para o desastre".
Sputnik

Tedros Adhanom disse que "quanto mais controle os países têm sobre o vírus, mais eles podem se abrir" e afirmou que os países que buscam a retomada das atividades devem preparar medidas para suprimir a transmissão do coronavírus

"Isso pode parecer um equilíbrio impossível, mas não é", disse o presidente da OMS em coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça, segundo a agência de notícias Associated Press.

Tedros citou quatro pontos que países, comunidades e indivíduos devem se concentrar: prevenção de "eventos de amplificação", já que o vírus avança sobre as aglomerações, proteger grupos vulneráveis e pessoas tomando medidas individuais em busca de proteção, além de encontrar, isolar, testar e cuidar de casos, ao mesmo tempo em que é necessário rastrear os contatos e colocar em quarentena quem tiver tido contato com pessoas infectadas pelo coronavírus. 

De acordo com a Universidade John Hopkins, já foram registrados mais de 25,3 milhões de casos de COVID-19 em todo o mundo e enfermidade já matou 848.030 pessoas.

Comentar