Ian Webster, paleontólogo da Califórnia, EUA, criou um mapa interativo que permite que as pessoas vejam o quanto as cidades se moveram ao longo de 750 milhões de anos de deriva continental.
A visualização apresenta várias ferramentas que facilitam descobrir mais coisas sobre a Terra, como onde viveram os primeiros répteis ou quando a primeira flor floresceu.
"Isso mostra que nosso ambiente é dinâmico e pode mudar", afirmou Webster ao canal de televisão CNN. "A história da Terra é mais longa do que podemos conceber, e o arranjo atual das placas tectônicas e continentes é um acidente do tempo. Será muito diferente no futuro, e a Terra pode sobreviver a todos nós."
O site foi construído utilizando outros mapas e softwares que permitem visualizar a reconstrução de placas tectônicas e dados associados ao longo do tempo geológico. "Meu software 'geocodifica' a localização do usuário e, em seguida, usa modelos para executar sua localização retroativamente no tempo", explica Webster.
Ao pesquisar um local no mapa, o globo 3D indicará onde essa área estava localizada na Terra milhões de anos atrás. O mapa mostra até quais dinossauros viviam nas proximidades da área que pesquisaram.
"O objetivo é despertar o fascínio e, com sorte, o respeito pelos cientistas que trabalham todos os dias para entender melhor nosso mundo e o passado", garante Webster.