"Atualmente, temos a capacidade de identificar qualquer drone no céu do país e da região e de o destruir caso seja necessário", afirmou o oficial iraniano.
Sabahifard adicionou que os sistemas apresentados na quarta-feira (2) durante uma exposição não refletem tudo o que o país tem em seu arsenal, com alguns sistemas permanecendo ocultos para manter o elemento surpresa.
O radar iraniano Kashef-99 pretende ter 12 km de alcance e é capaz de detectar 300 alvos (pequenos drones) simultaneamente.
"Os sistemas de defesa serão usados como equipamentos encobertos quando for preciso fazer com que os inimigos se arrependam [de suas ações], então somente um número limitado destes sistemas será revelado hoje", ressaltou.
Entre os sistemas que foram revelados está o Emad, um simulador virtual de guerra modernizável, projetado para ser usado por todos os ramos militares para simulações e exercícios.
O novo radar iraniano chamado Kanesh-99 pretende ser uma antena faseada 3D para detecção de pequenos drones. Parece ter sido projetado para locais importantes em áreas urbanas que possam ser expostas a ameaças com pequenos drones suicidas. Outro sistema chamado Emad parece ser um instrumento de simulação de guerra.
Outros sistemas incluem o radar Kashef-99, um radar móvel de antena faseada 3D capaz de detectar pequenas aeronaves, drones e microveículos aéreos.
O novo sistema é capaz de detectar mais de 300 alvos simultaneamente e foi produzido pela empresa estatal Indústrias Eletrônicas do Irã, que criou anteriormente os radares Kashef-1 e Kashef-2.