Por meio de comunicado publicado nesta sexta-feira (4), os policiais da FOP justificaram o endosso à candidatura republicana por meio do apoio expresso por Trump às forças policiais e meio aos protestos antirracistas que eclodiram nos EUA em maio.
"O presidente Trump tem mostrado repetidamente que apoia nossos policiais e entende os problemas que nossos membros enfrentam todos os dias. A FOP tem o orgulho de endossar um candidato que clama por lei e ordem em todo o país. Ele tem o apoio total e entusiástico da FOP", disse Yoes.
O FOP baseou sua decisão em um questionário enviado às campanhas de Trump e do ex-vice-presidente Joe Biden, com respostas distribuídas aos 355 mil membros da organização.
Trump respondeu aos protestos contra a violência policial em todo o país - que tiveram início após o assassinato, em 25 de maio, de George Floyd - com apoio inequívoco à polícia, especialmente em cidades onde as autoridades locais limitaram a resposta policial contra os manifestantes.
Embora a maioria dos protestos atirracistas que se espalharam por todo o território dos EUA e vários países europeus tenham sido pacíficos, houve também cenas de confrontos com policiais em diversas ocasiões, com depredação e saques.
A FOP é a maior e mais antiga organização de policiais estadunidenses, de acordo com o comunicado.