Segundo reportagem da GloboNews, apesar da proibição de permanência na areia, barracas e cadeiras foram vistas ao redor de toda a orla carioca. No local, bombeiros realizaram alguns resgates de banhistas, mas nenhum outro tipo de fiscalização foi notado.
Segundo decreto municipal, a atividade de ambulantes e o banho de mar foram liberados na Fase 5 da flexibilização de medidas de isolamento social. No entanto, a proibição de permanência na areia foi mantida.
No sábado (5), as praias também estavam cheias. A Guarda Municipal informou ter notificado 11 barraqueiros por alugar cadeiras, barracas e vender bebidas alcoólicas. Os fiscais também apreenderam 58 garrafas de vidro, 14 cadeiras de praia e 19 barracas.
No dia 31 de agosto, a prefeitura anunciou a Fase 6 da flexibilização das medidas de isolamento social, dividida em três fases. Museus, galerias de artes, parques de diversão, bibliotecas e centros culturais, foram autorizados a reabrir com redução da capacidade de público, distanciamento, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel.
Cinemas, teatros, lonas e arenas continuam proibidos, assim como o banho de sol.