O Irã iniciou a construção de um centro para produzir centrífugas avançadas de enriquecimento de urânio no "coração das montanhas", próximo de sua instalação nuclear de Natanz, conforme a agência de notícias IRNA.
O responsável pelo programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, declarou que seu país substituirá o centro de produção que foi danificado por um incêndio em julho, um incidente provocado por sabotagem, causando danos significativos à instalação.
Sendo assim, Teerã criará uma instalação "moderna, grande e completa", tendo os trabalhos já começado, informou o alto funcionário iraniano.
No dia 5 de janeiro deste ano, Teerã anunciou que não cumpriria com os limites estabelecidos no acordo sobre a quantidade de centrífugas de enriquecimento de urânio que poderia possuir, ou seja, a partir de então passou a enriquecer urânio de acordo com suas necessidades técnicas.
No entanto, ressaltou que continuaria cooperando com a Agência Internacional de Energia Atômica (OIEA, na sigla em inglês).
Ao mesmo tempo, a República Islâmica afirmou que voltará a cumprir o acordo se os EUA cancelarem as sanções contra o país.